Corbélia, 28/04/2024
Notícias

Prefeitura de Corbélia realiza mutirão de limpeza contra a dengue

Durante os dias 14 a 23 de fevereiro, o mutirão acontece em toda a extensão entre os bairros Jardim Vera Lúcia e Berté. E entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março a ação será realizada em toda a extensão entre os bairros Vila São José até o Jardim Juliana

Corbélia | Publicado em 07/02/2024 14:52

A Secretaria Municipal de Saúde de Corbélia vai realizar um mutirão de limpeza com objetivo de reduzir os focos de dengue no município. O mutirão será realizado, neste primeiro momento, em duas regiões da cidade, ambas apontadas como mais críticas pelos Agentes de Endemias.

Durante os dias 14 a 23 de fevereiro, o mutirão acontece em toda a extensão entre os bairros Jardim Vera Lúcia e Berté. E entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março a ação será realizada em toda a extensão entre os bairros Vila São José até o Jardim Juliana.

O mutirão de limpeza contra a dengue reunirá servidores das Secretaria de Saúde, Obras e Urbanismo, Agricultura e Desenvolvimento Econômico do Município de Corbélia. A ação acontece em caráter EXCEPCIONAL.

A ação, em ambas regiões, será realizada por etapas e os moradores devem ficar atentos a programação.

  • Na 1ª Etapa cada morador deverá proceder com a limpeza do seu lote, eliminando e retirando qualquer material que possa acumular água. Essa limpeza deve acontecer até o 1º dia da ação.

  • Na 2ª Etapa o morador receberá a visita dos agentes de endemias em sua residência, para verificar se ainda existem possíveis focos de criação de mosquito. Os casos mais críticos serão notificados ou multados.

  • A 3ª Etapa é novamente envolvendo a limpeza. O morador deve colocar todo o material reciclável ensacado em frente à sua residência. O recolhimento destes materiais será feito em até 48 horas após a visita do agente de endemias.

    É importante que o morador deixe devidamente separados: Materiais Recicláveis - Galhos - Entulhos - Volumosos (geladeiras, sofás, guarda-roupas e outros).

  • A 4ª Etapa é referente a recolha de galhos e folhas, e vai acontecer em até 48 horas após o recolhimento dos materiais recicláveis. O morador deve deixar o máximo possível desses materiais ensacados. Os galhos serão triturados.

  • A quinta e última etapa será a de remoção de entulhos e volumosos pela Prefeitura. Os servidores irão passar logo em seguida a 4ª Etapa realizando essa recolha. Lembre-se de não recicláveis, galhos e entulhos.

    Se o morador fizer a retirada de qualquer material após a última etapa, ou seja fora das datas do cronograma do mutirão ele será notificado e multado.

O mutirão de limpeza também irá acontecer em outras regiões da cidade, e conforme for sendo realizado o trabalho nos bairros já programados, a Secretaria irá anunciar as próximas datas. 

Denúncias

Em caso de acumulo de água, ou lixos dentro de terrenos com residências as denúncias devem ser feitas à Vigilância Epidemiológica através do WhatsApp: (45) 3242 8890

Em caso de terrenos baldios com mato alto e com acúmulo de lixo e entulhos a denúncia deve ser feita pelo número da Prefeitura (45) 3242 8800 no ramal 740

A fiscalização em lotes sujos e mato alto também está sendo intensificada. Terrenos sujos, com vegetação alta e acúmulo de lixo, são propícios para a proliferação do mosquito da dengue e outros animais transmissores de doenças. 

Em 2018, o município aprovou a lei nº 999/2018, que estabelece multa aos proprietários de imóveis que não estejam em conformidade com as normas de limpeza. A multa para terrenos irregulares varia entre R$ 742,00 a R$ 1113,00. Caso o proprietário não realize a limpeza dentro do prazo de 30 dias, o município poderá realizar o serviço e fazer a cobrança no cadastro do imóvel junto com a multa.

Fonte: Assessoria