Corbélia, 20/04/2024
Notícias

Moradores de área rural denunciam descarte irregular de entulhos

Cotidiano | Publicado em 19/09/2020 18:00

Recebemos a denúncia de moradores de um sítio na linha Samambaial a aproximadamente 4km da cidade de Corbélia, de que durante a noite algumas pessoas da cidade tem feito descarte irregular de entulhos e restos de construção às margens da estrada.

Fomos até o local e comprovamos o ocorrido. Realmente restos de materiais oriundos de uma reforma residencial e mais outros entulhos estavam descartados dentro de sacos ao lado de uma mata onde a poucos metros existem várias nascentes as quais foram recuperadas por equipes integrantes do Comader em parceria com a prefeitura municipal. Nascentes as quais tem sua água utilizada nas residências próximas.

Em conversa com os proprietários do local, a identidade dos responsáveis foi descoberta pois junto com o material estavam alguns papéis e até uma agenda com nomes e anotações.

A proprietária do local até fez uma postagem no grupo "elogios e reclamações Corbélia" na rede social Facebook, onde afirma que se o lixo não for recolhido em 24 horas uma denúncia será formalizada e registrado um boletim de ocorrência o que poderá causar muito transtorno ao acusado.

A prefeitura municipal disponibiliza de um Ecoponto na cidade próximo ao bairro Jardim Juliana, onde pequenas quantidades de restos de construção podem ser descartados para serem destinados corretamente pelo município.

No caminho de retorno, pudemos verificar também próximo a outra área de mata, mais restos de materiais de construção e até um sofá jogado às margens da estrada.

A lei estabelece diversas sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

ATUALIZAÇÃO 21/09

O material foi recolhido durante o final de semana, e o local agora está limpo.